Carolina Munhóz e Raphael Draccon | Conversamos com o casal de escritores brasileiros que agora fazem parte da Batfamília

Como contamos um tempo atrás, um novo livro do Batman foi lançado, Batman: Nightwaker, mostrando um Bruce Wayne mais jovem, antes de se tornar o Homem Morcego. E a autora Marie Lu decidiu homenagear dois escritores brasileiros, o Raphael Draccon e a Carolina Munhóz, criando a Detetive Carolina Draccon.

E nós conversamos com o casal homenageado para saber como é fazer parte da Batfamília! Confira nosso bate-papo:

UDC52: Como foi que vocês conheceram a Marie Lu, e de onde surgiu a ideia de criar a Detetive Carolina Draccon?

Carolina: Nós a conhecemos em um evento literário em Los Angeles, onde moramos agora. Uma amiga nos apresentou e instantaneamente ficamos amigos dela e de seu marido Primo, nome de um dos maiores Reis de Dragões de Éter [trilogia de livros que Raphael escreveu].

Draccon: Um dia nós os levamos para a única pizzaria brasileira de Los Angeles. Durante o jantar, a Marie comentou que tinha esquecido de nos contar algo que ela tinha feito e “deveria ter nos falado antes de fazer, mas agora já era”. Então do nada ela vai e joga a bomba de que em sua versão do Batman havia uma detetive nova no universo como figura principal da polícia de Gotham e que ela a tinha batizado de Carolina Draccon!

 

UDC52: Qual foi a reação de vocês quando ficaram sabendo que entrariam para a Batfamília?

Carolina: Eu comecei a chorar! rs

Draccon: A Carol começou a chorar realmente na mesa, rs! Já eu comecei a lembrar de quando lia os quadrinhos do Batman desde moleque e em quantos presentes essa profissão continua a me dar.

 

UDC52: Imagino que seja um sonho fazer parte da DC, ainda mais de uma história do Batman. Como vocês se sentem quando pensam que isso está realmente acontecendo?

Carolina: Ficamos sabendo da notícia há quase um ano, então temos tentado nos acostumar com isso, mas ainda é muito surreal. É realmente estranho e incrível pensarmos que agora somos “brothers do Batman”!

Draccon: Quando finalmente o livro saiu e vimos pela primeira vez a frase do Alfred apresentando a detetive Draccon pro Bruce, deu vontade de ampliar e imprimir a página e fazer um quadro! Talvez eu faça ainda, rs!

UDC52: O Raphael disse nas redes sociais que seu personagem preferido da DC é o Dick Grayson, como o Asa Noturna. E qual é o seu, Carol?

Carolina: Eu adoro a Arlequina! A maluquice dela me encanta.

 

UDC52: Tem planos para a Detetive aparecer em outras histórias?

Carolina: Esperamos que sim!

Draccon: Isso é com a Marie Lu mesmo, mas é uma personagem bem forte e seria incrível vê-la em outros momentos.

 

UDC52: O que acham da ideia de vê-la em algum filme/série? Existe essa possibilidade? Qual atriz escolheriam para o papel?

Carolina: Seria “mind-blowing”, como diria os americanos. A própria Arlequina começou como coadjuvante no universo da DC e hoje roubou um filme para ela, então é louco pensar o que pode acontecer com um personagem desses.

Draccon: Como o mundo das adaptações tem crescido, sempre existem possibilidades, ainda mais por se tratar de um Batman jovem e uma história de uma autora conhecida. Acreditamos que atrizes como a Lupita ou a Kerry Washington seriam ótimos nomes. Elas batem com o visual que a Marie pensou e são atrizes maravilhosas.

 

UDC52: Além dos nomes, a Detetive tem características da personalidade de algum de vocês? Com o que vocês mais se identificam nela?

Carolina: Fisicamente e psicologicamente ela é bem diferente de nós dois.

Draccon: Foi uma homenagem mais pelo nome mesmo, pela Marie o achar forte.

 

UDC52: Esse ano vocês virão para o Brasil para algum evento? E para a Bienal do Livro de SP?

Carolina: Fomos ao Brasil alguns meses atrás para o lançamento de “Por um toque de Magia” e “O Coletor de Espíritos”.

Draccon: Esse é o primeiro ano em que não pretendemos lançar livros por estarmos focados na carreira internacional e audiovisual, mas queremos pelo menos passar pelo Brasil para darmos aquele abraço em nossos leitores!

Carolina: Rumores de que isso pode acontecer até antes da Bienal, vamos ver! Dedos cruzados!

Casal que faz cosplay junto, permanece junto!

Muito obrigada pela entrevista, Carolina e Raphael, ficamos muito orgulhosos de ter dois representantes do Brasil e de nossa literatura homenageados no universo DC! E esperamos ver a Detetive Carolina Draccon muito em breve em novas aventuras com o Batman!

Jornalista formada na PUC-SP, fotógrafa por paixão, e bailarina por teimosia. Apaixonada pela DC desde pequenina, fangirl do Batman e da Batgirl. E da Ravena, como não ser. Sou uma devoradora de livros e cinéfila até que se prove contrário. Objetivo de vida: tirar uma foto decente com o Jason Momoa (um deles, apenas). Sonho de vida: conhecer todos os países do mundo.

Gabriela Orsini

Jornalista formada na PUC-SP, fotógrafa por paixão, e bailarina por teimosia. Apaixonada pela DC desde pequenina, fangirl do Batman e da Batgirl. E da Ravena, como não ser. Sou uma devoradora de livros e cinéfila até que se prove contrário. Objetivo de vida: tirar uma foto decente com o Jason Momoa (um deles, apenas). Sonho de vida: conhecer todos os países do mundo.