Festival Guia dos Quadrinhos | Evento reuniu editores que trabalharam com as publicações do selo Vertigo no Brasil

O Festival Guia dos Quadrinhos 2018, realizado em São Paulo, em seu primeiro dia sediou o lançamento do livro Vertigo: Além do Limiar, em comemoração aos 25 anos do selo, promoveu o bate-papo “As histórias de bastidores de diversas publicações da Vertigo no Brasil” e uma sessão de autógrafos com profissionais que trabalharam com as publicações da linha desde a sua chegada no país.

Confira o que melhor rolou durante o bate-papo mediado por Marcelo Naranjo (Universo HQ) no auditório que celebrou o encontro entre editores de diferentes épocas dos lançamentos da Vertigo no Brasil e seus fãs:

Um dos mais respeitados editores do mercado brasileiro, Leandro Del Manto, que trabalhou diretamente na publicação de Sandman, de Neil Gaiman e Dave McKean, pela Editora Globo, durante a conversa revelou o privilégio da profissão e traçou os principais diferenciais do selo Vertigo. “Editor de quadrinhos é um leitor profissional. Muitas séries foram lançadas aqui como sucesso de vendas lá fora. O mercado editorial vive de experimentos, não se sabe se vai vender ou não. O primeiro encadernado de Sandman saiu aqui, não foi lá fora, e eles gostaram do resultado. A Vertigo tem um histórico de ser um celeiro de coisas novas.”

O editor Cassius Medauar, responsável pela linha Vertigo enquanto trabalhou na Pixel, fez uma reflexão sobre o formato das publicações. “O lançamento de Sandman encadernado, no começo dos anos 2000, puxou o mercado desse tipo de publicação. É a oportunidade para quem cresceu lendo quadrinhos, agora que tem um pouco mais de dinheiro, adquirir quadrinhos com maior qualidade no acabamento e, convenhamos, fica lindo na estante.”

Sidney Gusman, editor, responsável pela área de planejamento editorial da MSP e inúmeras vezes vencedor do Troféu HQ Mix, destacou a narrativa e o alcance do público adulto com as publicações da Vertigo. “O que é mais importante: roteiro ou desenho? Em um grupo de discussão, um pai cravou que é o desenho, afinal o filho dele gosta muito de história sem balão. Preciso explicar pra ele que tem roteiro ali? O selo Vertigo começa uma revolução narrativa, consolida o prazer para o mercado de quadrinhos falar: temos quadrinhos adultos também.”

Leandro Del Manto, Sidney Gusman e Cassius Medauar durante sessão de autógrafos do livro Vertigo: Além do Limiar.

A Vertigo, criada por Karen Berger, inovou o conceito de HQ’s, além de ser um dos selos com maior sucesso fora dos EUA. No Brasil, as publicações passaram por diversas editoras: Abril, Metal Pesado, Atitude, Brainstore, Opera Graphica, Devir e Pixel; atualmente os direitos estão reservados à Panini, o que comprova com o passar dos anos o interesse do público pela diversidade, qualidade e profundidade das narrativas, além do engajamento dos profissionais envolvidos e um bom retorno para as respectivas empresas.

Me apresento da não tão distante Ribeirão Pires City, minha residência oficial desde que nasci. Formado em artes cênicas pela ELT e cursando Jornalismo. Em tempos de Crise Infinita o momento exige Multiversões de si mesmo. Acreditem, não é uma Piada Mortal. Isso foi apenas uma veloz apresentação. Se o caso é parar um asteroide, resolver um mistério ou acabar com uma guerra sabemos quem se deve ter por perto. Para informações sobre a DC sabem onde procurar…

Leonardo Henrique

Me apresento da não tão distante Ribeirão Pires City, minha residência oficial desde que nasci. Formado em artes cênicas pela ELT e cursando Jornalismo. Em tempos de Crise Infinita o momento exige Multiversões de si mesmo. Acreditem, não é uma Piada Mortal. Isso foi apenas uma veloz apresentação. Se o caso é parar um asteroide, resolver um mistério ou acabar com uma guerra sabemos quem se deve ter por perto. Para informações sobre a DC sabem onde procurar...

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.