Vertigo | Conheça 5 HQ’s para quem deseja começar a ler o selo adulto da DC Comics

A Vertigo Comics é o selo adulto da editora DC Comics, nela podemos encontrar inúmeros quadrinhos de extrema qualidade e que fogem totalmente do objetivo de sua editora de origem. Os quadrinhos da editora possuem uma liberdade de criação e editorial muito grande, apresentando cenas de violência e de cunho sexual como nunca visto antes, sendo imensamente reconhecida por isso.

Hoje o Universo DC 52 trás 5 HQs incríveis da editora que todo leitor iniciante deve conhecer:

 

1 – Sandman

Sandman é uma série de quadrinhos escrita pelo escritor britânico Neil Gaiman. A série foi publicada originalmente para o selo Vertigo Comics em 1989 e possui 75 edições, que no Brasil foram compiladas em 4 grandes volumes.

A HQ apresenta um universo totalmente novo onde 7 Perpétuos, criaturas derivadas dos deuses e que representam alguns aspectos humanos, comandam o universo, sendo eles: Destino (Destiny), Morte (Death), Morpheus/Sonho (Dream), Destruição (Destruction), Desejo (Desire), Desespero (Despair) e Delírio (Delirium).

Destino é um perpétuo cego, mas que enxerga passado, presente e futuro através do Livro do Destino; Morte é a personagem responsável pela vida e morte da humanidade; Morpheus (Sonho) é responsável pelo mundo dos sonhos; Destruição é um dos seres mais poderosos, podendo destruir qualquer coisa ou ser; Desejo, perpétuo sem sexo definido e responsável pelo desejo, prazer e satisfação; Desespero, irmã gêmea de Desejo e consequentemente sendo o seu oposto, é responsável por observar a insatisfação, desespero e depressão das pessoas; e por fim a última irmã Delírio, que como podem imaginar, observa as alucinações das pessoas da terra.

Obviamente os 4 encadernados de Sandman procuram focar no irmão Morpheus e em seus problemas no Reino do Sonho, mas em várias edições também podemos acompanhar os demais Perpétuos. A HQ não é a obra mais conhecida de Neil Gaiman a toa, ela merece todos os elogios que recebe =D

 

2 – V de Vingança

V de Vingança é uma Graphic Novel escrita por Alan Moore e desenhada por David Lloyd. A HQ foi publicada originalmente pela editora britânica Warrior em 1982 ainda em preto e branco, mas posteriormente, em 1988, foi republicada pelo selo Vertigo em cores.

O quadrinho apresenta o futuro distópico de 1997 em uma realidade onde um governo totalitário ascende ao poder. Acompanhamos então o personagem nomeado simplesmente de V, uma espécie de vigilante mascarado que é retratado pelo governo e pela população como um terrorista, mas ao conhecer a personagem Evey consegue finalmente apresentar a sua visão sobre o governo atual para alguém, conseguindo convencer a jovem a segui-lo em sua jornada para destruir o governo e seus governantes.

V é inspirado em um personagem real, Guy Fawkes, um terrorista famoso por querer explodir o parlamento, tendo sido executado antes de cumprir seu objetivo. A HQ é na verdade uma crítica não apenas aos governos autoritários de forma geral, mas ao governo de Margaret Thatcher, que era a primeira ministra britânica na época em que a HQ foi escrita, passando uma ideia de como o autor imaginava que o país ficaria após os mandatos de Thatcher.

V de Vingança é uma das HQs favoritas dos leitores da Vertigo e por essa razão não poderia ficar fora desta lista. A crítica aos governos totalitários, o anarquismo de Alan Moore e o passado do personagem V são um dos exemplos de brilhantismo desta obra, que merece ler lida por todos.

 

3 – Promethea

Mais um quadrinho de Alan Moore? Sim! O mago dos quadrinhos não ganhou esse nome a toa né, aqui está outra obra dele. Promethea é uma série de quadrinhos escrita por Alan Moore e desenhada por J.H. Williams III e Mick Gray, publicada originalmente pela editora America’s Best Comics/Wild Storm em 32 revistas lançadas entre 1999 e 2005.

A HQ narra a história da estudante Sophie Bangs que ao tentar entrevistar a escritora Barbara Shelley sobre a personagem mística “Promethea“, descobre que a escritora é a própria “Promethea“. O que Sophie iria descobrir mais tarde é que ela mesma seria possuída pela “entidade”, sendo a próxima “Promethea“, estando destinada a trazer o apocalipse ao mundo.

O mais interessante do quadrinho, além das referências a religião/filosofia Cabala (Kabbalah) e a linda arte de Williams III, é a forma como a entidade é trazida ao mundo, ela é chamada quando alguém usa a imaginação para tornar a ideia de “Promethea” real, sendo em forma de escrita, poemas, desenhos, canções, etc. Durante as edições nós temos a oportunidade de conhecer todas as “Prometheas” que o mundo já teve, desde a antiguidade até a sua última encarnação em Sophie.

É com certeza uma HQ que vale a pena ser lida! Aqui no Brasil a série foi publicada pela Panini Comics em 2 encadernados de luxo, ainda disponíveis para compras.

 

4 – Fábulas

Fábulas é outra maravilhosa HQ da Vertigo. A série foi escrita por Bill Willingham e majoritariamente desenhada por Mark Buckingham também em 2002 em 150 edições (sim, é isso tudo mesmo), tendo sido publicada aqui pela Panini Comics em 22 volumes de capa cartonada e formato americano (17 x 26).

Na obra nos deparamos com os seres e personagens mundialmente conhecidos das fábulas e contos vivendo no mundo real, mais especificamente em New York, isso porque eles foram expulsos de suas terras natais pelas tropas do “Adversário”, criatura que nenhum dos personagens sabe dizer o que é e de ondem vem.

A cidade das fábulas tem como governante o Rei Cole, mas quem realmente manda na cidade e na população é a Branca de Neve, que procura solucionar os problemas de vida das fábulas e decide o que cada uma delas devem fazer no novo “Reino”. Na transição entre a Terra Natal e o Mundo real, todos os personagens tiveram seus crimes e erros perdoados pelos demais, tendo a oportunidade de recomeçarem as suas vidas.

Não entraremos em detalhes em relação a trama para não atrapalhar a experiência de ninguém e principalmente para não soltar spoilers sem necessidade, mas o que pode ser dito é que a HQ apresenta os personagens das nossas fábulas preferidas de uma forma nunca vista antes, a menos que você já tenha visto a série de TV Once Upon A Time (que teve inspiração no quadrinho), se viu já tem uma noção da intenção do quadrinho.

De qualquer forma é uma série em quadrinhos que vale MUITO a pena! Vale ressaltar que nem todos os volumes estão disponíveis para compra, mas há boatos de que a Panini pretende relançar a série em edição de luxo, só nos resta torcer para esse relançamento.

 

5 – Y: O último homem

Outra famosa e maravilhosa série de quadrinhos da Vertigo é Y: O último homem, escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra e José Marzán Jr. A série foi publicada inicialmente em 2002 em 60 edições ao todo. No brasil está saindo pela Panini Comics em 5 volumes, todos disponíveis para compra, sendo que o último volume ainda não foi publicado.

Na HQ, o planeta foi repentinamente atingido por uma estranha praga, que matou todos os mamíferos com o cromossomo Y, acabando com todos os homens e machos da terra. As únicas exceções foram o jovem Yorick Brown e seu macaquinho Ampersand, os últimos “homens” da terra.

Graças a praga a sociedade tornou-se um grande caos, sem governo, infraestrutura e as mulheres tiveram que lidar com a perda dos homens e com a ideia de extinção a longo prazo da humanidade. As mulheres passaram a se separar em facções, lutando umas contra as outras.

Yorick, sendo o último homem, não pretendia ser descoberto, tendo que viajar escondido de todas as mulheres para tentar encontrar sua namorada, que estava na Austrália. Durante a sua jornada, Yorick consegue a ajuda de duas mulheres, a Agente 355 e a Dra. Mann, que pretendiam manter Yorick em segurança, entender o motivo do garoto e seu macaco não terem sido mortos pela praga e para encontrarem uma solução para a extinção do planeta.

Uma pequena curiosidade sobre esse quadrinho é que os nomes de Yorick e de sua irmã Hero, que acabou se juntando a facção das Filhas das Amazonas, são nomes usados por William Shakespeare nas obras “Hamlet” e “Muito barulho por nada“, respectivamente.

Menções honrosas: Preacher, A saga do Monstro do Pântano, Hellblazer, Homem-Animal e 100 Balas!

Já leram alguma dessas HQs? Não se esqueça de compartilhar com a gente as suas opiniões sobre os quadrinhos!

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.

Dora Sales

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.