Shazam! | Conheça mais sobre o Sr. Malhado, o tigre falante amigo de Billy Batson

Estamos perto de conhecer a versão live-action de Shazam e Billy Batson. E é muito legal saber mais sobre os personagens secundários deles. Um dos mais icônicos é o Sr. Malhado.

Sr. Malhado na sua versão original de 1947

Seu nome original até que é engraçadinho. Mister Tawny, ou em bom português Senhor Malhado, é um tigre antropomórfico (algo que tem a forma humana, age como humano). Criado por Otto Binder e Charles Clarence Beck, teve uma origem curiosa relacionada ao seu nome.

Primeira Aparição do Sr. Malhado na Capitão Marvel #79 – Dezembro de 1948

O personagem era só um apoio de história para o Capitão Marvel. Mas o público gostou tanto dele que resolveram fazer um concurso. Os leitores deveriam mandar idéias de nome para o personagem. Mary Garrisi e Pat Laughlin deram o Tawky (um homônimo da palavra americana “talk”; falar, falante). E ele acabou virando o Mister Tawky Tawny. Na sua primeira aparição, em dezembro de 1947, ele era um tigre que só queria fazer parte da sociedade.

Segundo palavras do próprio:

“Mas por que todos estão contra mim? O que eu fiz? Eu só quero viver na cidade, em vez da selva! Isso é exatamente o que eu quero … levar uma vida civilizada aqui entre vocês, seres humanos!”

Nosso herói não se chamava Shazam, mas acabou conhecendo o Sr. Malhado. Só que ele ainda ainda era um tigre. Capitão, ao prestar socorro pras pessoas assustadas, o conhece e faz amizade. Então Sr. Malhado acaba por virar um membro respeitado da sociedade por causa do Capitão.

A partir daí, Sr. Malhado se torna o melhor amigo do garoto Billy Batson e até mesmo começa a trabalhar como guia do museu da cidade de Fawcett City. Algum tempo depois, na edição #82, é revelada sua origem. Ele era um tigre comum que foi acusado injustamente de matar um homem. Um homem lhe deu uma poção que lhe permitiu falar e se colocar de pé como um humano. Essa é a história quando o personagem ainda pertencia a editora Fawcett Comics. Logo após a empresa vender os personagens pra DC Comics, a mesma reiniciou a história do Sr. Malhado.

A origem do Sr. Malhado acontece na edição #82 de 1948

Era DC Comics

A DC mudou a origem do personagem. Agora, apenas um ‘ursinho’ que pertence a Mary Batson e que acaba ganhando vida pra ajudar a combater um vilão. Se torna um antropomórfico definitivo quando Ibis, O Invencível lhe dá poderes mágicos. A revista The Power Of Shazam! foi cancelada e o Sr. Malhado deu uma sumida.

Era Novos 52

Sr. Malhado aparece de forma recorrente em Liga da Justiça. Na cidade da Filadélfia existe um zoológico que é amigo de Billy. Numa das lutas com Adão Negro, ele quer dar poderes ao tigre pra se parece um gigante dente-de-sabre. Mas lança o feitiço errado e acaba dando forma humana à fera.

Primeira Aparição nos Novos 52 do Sr. Malhado e sua nova origem

Sr. Malhado sempre foi um personagem frequente nas histórias do Capitão Marvel/Shazam. Até em histórias extras, ele é importante. Na graphic novel A Sociedade dos Monstros, ele aparece como um morador de rua e se apresenta como um Ifrit. Algo mais próximo do gênio da lâmpada árabe. Em Flashpoint, ele faz parte do poder de uma das crianças que formam o Capitão Trovão.

Capitão Trovão em Flashpoint

E em Reino do Amanhã, os mestres Alex Ross e Mark Waid, o colocam nos Jovens Titãs.

Shazam apresentando Sr. Malhado pras crianças de um Hospital Oncológico

Não dá pra saber se na versão live-action o Sr. Malhado dará as presas a tapa. Mas já temos a primeira referência. E isso mostra o apego do diretor David F. Sandberg as HQs. Os fãs agradecem!

Observe o desenho que está nos botões da capa do Shazam!

Estivador, Escritor, Gênero: Terror, Futuro Cavalheiro de Windsor, Morador de Mordor, Batfã, Notívago. Escrevo para o UDC52 e para a humanidade por hobby. Fora os poemas pra alguém especial. “Não leve a vida tão a sério. Você não vai sair vivo dela.”

Will Rodrigues

Estivador, Escritor, Gênero: Terror, Futuro Cavalheiro de Windsor, Morador de Mordor, Batfã, Notívago. Escrevo para o UDC52 e para a humanidade por hobby. Fora os poemas pra alguém especial. "Não leve a vida tão a sério. Você não vai sair vivo dela."

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.