Clássicos Vertigo | Leia nossa resenha de Orquídea Negra de Neil Gaiman

Orquídea Negra foi uma minissérie em quadrinhos escrita por Neil Gaiman (Sandman, Coraline, Stardust) e desenhada por Dave McKean (Asilo Arkham, Coraline) em 1989. Ela foi responsável pela revolução na forma de se escrever quadrinhos em sua época, apostando em histórias mais adultas e sendo responsável, junto com A Saga do Monstro do Pântano de Alan Moore, pela criação do selo Vertigo Comics. Além disso, aprofundou a personagem criando uma origem explicando sua história.

Roteiro: Neil Gaiman

Desenhos: Dave McKean

Arte-Final e Cores: Dave McKean

Editor Original: Karen Berger

Tradução e Letras: Érico Assis e Daniel de Rosa

Editores: Fabiano Denardin e Daniel Lopes

Número de páginas: 180

Editora: Panini

Volume: Único

Preço de capa: R$ 24,90

Nesse volume nos deparamos com a estória Susan Linden, uma super-heroína que recebe um tiro na cabeça em uma sala de reuniões de uma estranha corporação. Seu corpo é queimado, no entanto, de alguma forma ela acaba voltando como uma ninfa ou um ser elemental, mas não se lembra de Susan Linden e não entende o que exatamente é.

Para descobrir mais sobre si mesma e sua criação, assim como quem é o assassino de Susan Linden, a Orquídea Negra vai contar com a ajuda do Monstro do Pântano, outrora um cientista que trabalhava em uma formula para restaurar os pântanos da Louisiana, mas que após um acidente, tornou-se um elemental da terra.

Apesar de ter sido criada em 1973 na edição 428 de Adventure Comics, a personagem Orquídea Negra nunca havia tido uma origem oficial onde se explicava como e quando a personagem assumiu o seu manto de heroína. Assumindo essa missão, em 1989 Neil Gaiman e Dave McKean criaram uma história totalmente original para a personagem, transformando-a em um ser elemental e fazendo maiores referências ao nome Orquídea Negra.

O que chama a atenção nesse volume, além da ótima história envolvendo os elementais, criaturas poderosíssimas no universo DC Comics, é a arte de Dave McKean, ele faz um excelente trabalho em todas as suas publicações, mas em Orquídea Negra seu trabalho é mais que espetacular.

Só pela capa percebe-se a delicadeza do traço e a magnifica pintura que o artista faz da personagem, dentro do volume não é diferente, a arte é de encher os olhos. Dave utiliza lápis e aquarela para compor sua história e auxiliar o leitor na separação dos tempos.

Material primoroso que vale a pena ser lido. Atualmente este quadrinho se encontra esgotado, mas ainda é possível encontrá-lo em sebos e através de outros meios.

Sobre o Autor

Neil Gaiman é um autor de contos, romances, quadrinhos e roteiros britânico, nascido em 10 de novembro de 1960 em Portchester, Hampshire, Inglaterra. Entre suas obras mais famosas estão Deuses Americanos, O Mistério da Estrela, Coraline, Sandman, Felizmente O Leite, Orquídea Negra, Belas Maldições, O Livro do Cemitério, Os Filhos de Anansi, etc. Atualmente o autor tem 57 anos anos e mora nos Estados Unidos da América, tendo uma casa no estado de Wisconsin.

Sobre o Ilustrador

Dave McKean é um artista e fotógrafo inglês famoso pelo trabalho como designer em livros e capas de CD. Também responde pelas ilustrações de Os Lobos Dentro das Paredes. McKean tem desenhos angulares e traços vitorianos, o que acrescenta toques sinistros aos livros, reforçando a promessa de que sempre serão absolutamente assustadores.

Mas e aí? Já leram Orquídea Negra? Não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários e até a próxima resenha!

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.

Dora Sales

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.