Clássicos Vertigo | Leia nossa resenha de Orquídea Negra de Neil Gaiman

Orquídea Negra foi uma minissérie em quadrinhos escrita por Neil Gaiman (Sandman, Coraline, Stardust) e desenhada por Dave McKean (Asilo Arkham, Coraline) em 1989. Ela foi responsável pela revolução na forma de se escrever quadrinhos em sua época, apostando em histórias mais adultas e sendo responsável, junto com A Saga do Monstro do Pântano de Alan Moore, pela criação do selo Vertigo Comics. Além disso, aprofundou a personagem criando uma origem explicando sua história.

Roteiro: Neil Gaiman

Desenhos: Dave McKean

Arte-Final e Cores: Dave McKean

Editor Original: Karen Berger

Tradução e Letras: Érico Assis e Daniel de Rosa

Editores: Fabiano Denardin e Daniel Lopes

Número de páginas: 180

Editora: Panini

Volume: Único

Preço de capa: R$ 24,90

Nesse volume nos deparamos com a estória Susan Linden, uma super-heroína que recebe um tiro na cabeça em uma sala de reuniões de uma estranha corporação. Seu corpo é queimado, no entanto, de alguma forma ela acaba voltando como uma ninfa ou um ser elemental, mas não se lembra de Susan Linden e não entende o que exatamente é.

Para descobrir mais sobre si mesma e sua criação, assim como quem é o assassino de Susan Linden, a Orquídea Negra vai contar com a ajuda do Monstro do Pântano, outrora um cientista que trabalhava em uma formula para restaurar os pântanos da Louisiana, mas que após um acidente, tornou-se um elemental da terra.

Apesar de ter sido criada em 1973 na edição 428 de Adventure Comics, a personagem Orquídea Negra nunca havia tido uma origem oficial onde se explicava como e quando a personagem assumiu o seu manto de heroína. Assumindo essa missão, em 1989 Neil Gaiman e Dave McKean criaram uma história totalmente original para a personagem, transformando-a em um ser elemental e fazendo maiores referências ao nome Orquídea Negra.

O que chama a atenção nesse volume, além da ótima história envolvendo os elementais, criaturas poderosíssimas no universo DC Comics, é a arte de Dave McKean, ele faz um excelente trabalho em todas as suas publicações, mas em Orquídea Negra seu trabalho é mais que espetacular.

Só pela capa percebe-se a delicadeza do traço e a magnifica pintura que o artista faz da personagem, dentro do volume não é diferente, a arte é de encher os olhos. Dave utiliza lápis e aquarela para compor sua história e auxiliar o leitor na separação dos tempos.

Material primoroso que vale a pena ser lido. Atualmente este quadrinho se encontra esgotado, mas ainda é possível encontrá-lo em sebos e através de outros meios.

Sobre o Autor

Neil Gaiman é um autor de contos, romances, quadrinhos e roteiros britânico, nascido em 10 de novembro de 1960 em Portchester, Hampshire, Inglaterra. Entre suas obras mais famosas estão Deuses Americanos, O Mistério da Estrela, Coraline, Sandman, Felizmente O Leite, Orquídea Negra, Belas Maldições, O Livro do Cemitério, Os Filhos de Anansi, etc. Atualmente o autor tem 57 anos anos e mora nos Estados Unidos da América, tendo uma casa no estado de Wisconsin.

Sobre o Ilustrador

Dave McKean é um artista e fotógrafo inglês famoso pelo trabalho como designer em livros e capas de CD. Também responde pelas ilustrações de Os Lobos Dentro das Paredes. McKean tem desenhos angulares e traços vitorianos, o que acrescenta toques sinistros aos livros, reforçando a promessa de que sempre serão absolutamente assustadores.

Mas e aí? Já leram Orquídea Negra? Não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários e até a próxima resenha!

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.

Dora Sales

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.