Clássicos DC | Confira a resenha de Batman Asilo Arkham

A clássica HQ de Grant Morrison Asilo Arkham ficou marcada por sua história de terror psicológico onde podemos ver um Coringa mais impactante e surpreendentemente visceral que qualquer outro quadrinho já escrito na história da editora DC Comics, até mesmo que a famosa HQ de Alan Moore: A Piada Mortal, e onde o homem-morcego deve lidar não apenas com o palhaço, mas com os demais lunáticos que habitam o Asilo Arkham, que juntos armam um diabólico plano para o apanhar. Vamos a resenha:

Roteiro: Grant Morrison

Desenhos: Dave McKean

Arte-Final: Dave McKean

Cores: Dave McKean

Editor Original: Karen Berger

Tradução: Jotapê Martins

Letras: Maurício Wallace

Editores: Bernardo Santana

Número de páginas: 216

Editora: Panini

Volume: Único

Preço de capa: de R$ 36,90

A HQ, publicada originalmente em 1974, é protagonizada pelo Batman e por alguns pacientes do Asilo Arkham, hospital psiquiátrico de Gotham famoso por abrigar personagens como o Coringa, Duas Caras, Charada, Hera Venenosa e inúmeros vilões do Batman.

A história se inicia com o Batman descobrindo que os pacientes, liderados pelo Coringa, estão fazendo dos empregados do hospital reféns. O único desejo desses prisioneiros é que Batman entre no Asilo e se torne um deles. Coringa propõe uma brincadeira, Batman deve se esconder, enquanto os vilões vão atrás dele, se o morcego sobreviver, os reféns serão libertados. Diante da situação, Batman acaba não tendo outra escolhe além de entrar neste jogo sinistro.

Asilo Arkham é caracterizado por ser uma história de horror psicológico, por essa razão acaba não agradando a todos os leitores da editora. O quadrinho apresenta uma trama muito mais densa e pesada do que as que podem ser encontradas na maioria dos quadrinhos.

Porém esse é o fator que mais chama a atenção do leitor durante a leitura, Grant Morrison atribui uma personalidade bastante psicótica e, porque não dizer, sexual ao Coringa de uma forma que nunca havia sido vista antes. O Duas Caras também apresenta uma trama bastante complexa e bem desenvolvida sobre a sua mania com os lados da moeda que acaba se tornando um grande desafio para o homem morcego.

Além do roteiro, o trabalho de Dave McKean faz com que o quadrinho, que já possui um conteúdo bastante pesado, fique ainda mais perturbador e sombrio, o que acarreta em uma combinação perfeita entre narrativa e arte, lembrando bastante de seu trabalho nas capas de Sandman e utilizando do preto e de diversos tons de azul para compor sua arte.

Asilo Arkham é uma história fechada do Batman que vale a pena ler lida pelos leitores e fãs do personagem e da editora DC Comics, pois consegue fugir da mesmice que encontramos nos quadrinhos de super-heróis, apresentando uma trama empolgante, envolvente e estimulante.

Sobre o Autor e o Ilustrador

 

Grant Morrison é um autor de histórias em quadrinhos nascido em 31 de janeiro de 1960 em Glasgow na Escócia. É conhecido no mundo dos quadrinhos por seus trabalho em Homem-Animal, Grandes Astros Superman, Os Invisíveis, Batman Asilo Arkham e outros quadrinhos.

Dave McKean é um artista britânico nascido em 29 de dezembro de 1963 na Inglaterra. É conhecido por seus trabalhos em parceria com Neil Gaiman como Sandman, Orquídea Negra e Coraline, tendo também trabalhado ao lado de Grant Morrison no quadrinho Batman Asilo Arkham. Além de desenhista Dave também é pintor, escultor, fotógrafo, músico e cineasta.

Mas e aí? Já leram Batman Asilo Arkham? Não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários e até a próxima resenha!

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.

Dora Sales

Estudante de Administração, apaixonada por cinema e literatura. Leitora de quadrinhos há 6 anos. Fã dos personagens Batman, Arqueiro Verde, Questão, Monstro do Pântano, Mulher-Maravilha, Zatanna e Canário Negro e da equipe Novos Titãs.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.