Amanda Waller | Conheça a origem da personagem

Amanda Blake Waller, foi criada originalmente por John Ostrander, Len Wein e John Byrne na revista Legends #1 de 1986, na qual seu passado assustador deixa claro de onde vem sua personalidade impiedosa; seu filho mais velho é morto, sua filha é estuprada e morta e seu marido também perde a vida, ficando totalmente sozinha para criar seus outros três filhos restantes, e após a graduação dos mesmos, ela faz um doutorado em ciência política, área que abre portas para a futura Waller que conhecemos.

Amanda se torna diretora de campanha de Marvin Collins, um democrata para o congresso americano, e após vencer as eleições, Waller adentra em Washington e descobre a existência da Força Tarefa X. Entusiasmada pela ideia, ela decide reviver o projeto do Esquadrão Suicida sob seu comando.

Diferente do Esquadrão clássico, essa nova formação conta com super-vilões e não apenas criminosos comuns como os dos anos 50 e 60 que se alistaram para defender a pátria.

Além do Esquadrão Suicida, Waller também foi responsável por outras equipes no Universo DC, como a Xeque-Mate, A Agência, e Os Lutadores das Sombras. Além disso, também foi parte do Projeto Cadmus, responsável por criar o clone do Superman,o Superboy Kon-El , e posteriormente Terry McGinnis, o Batman do Futuro, além de outros projetos ligados a manipulação de DNA.

Curiosidades :

  • Amanda Waller foi considerada com a 60ª melhor vilã de todos os tempos pela IGN
  • Tem diversos codinomes como Rainha Branca, O Muro e Mockingbird
  • Lex Luthor chega a beija-la quando este era presidente
  • Muitos fãs a comparam com Nick Fury da Marvel, inclusive Maria Hill possui ações muito semelhantes a personagem durante a saga Guerra Civil
  • Nos Novos 52, ela recebe uma nova roupagem, sendo bem magra e mais jovem que a personagem clássica, o que gerou revolta com os fãs
  • No filme Deuses e Monstros ela é a Presidente dos Estados Unidos

Já em outras mídias, podemos elencar diversas animações como Liga da Justiça sem Limites, em que desempenha papel importante no Projeto Cadmus e na Força Tarefa X. Também aparece em Justiça Jovem, Superman/Batman: Inimigos Públicos, e Batman: Ataque ao Arkham.

 

Nos seriados é possivel destacar sua aparição em Smallville na 9ª temporada, alem de Arrow mais recentemente.

Nos filmes, apareceu em Lanterna Verde interpretada por Angela Bassett e recentemente teve papel representado com maestria por Viola Davis no filme do Esquadrão Suicida, sendo uma das personagens mais aclamadas pela crítica apesar do filme ter sido reprovado de um modo geral.

Empresário, amante da DC Comics.

Marcelo Carratú

Empresário, amante da DC Comics.