Thanos | Conheça 22 personagens da DC que poderiam derrotar o Titã louco e sua Manopla do Infinito

O Titã Louco finalmente está nas telas de cinema. Depois de criar tanta expectativa, chegou a vez de Thanos destruir tudo em Vingadores: Guerra Infinita.

Apesar de sua versão cinematográfica ser bem inferior em níveis de poder, o Thanos retratado nas sagas do Infinito é um dos personagens mais poderosos do mundo dos quadrinhos. Imaginando um campo hipotético onde Thanos de Titã se cansasse de conquistar o Universo Marvel e quisesse atravessar as fronteiras, alcançando o multiverso da DC Comics, que personagens seriam capaz de para-lo? Em um ringue de poderes liberados, onde as lógicas dos Universos Marvel e DC pudessem coexistir, quais personagens poderiam vencer Thanos?

Foi pensando nisso que o Terraverso montou uma lista com 22 personagens da DC Comics que poderiam derrotar Thanos com a Manopla do Infinito completa. Os vencedores deste embate você confere agora!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Presença

Ou A Voz, ou A Mão, ou A Fonte, ou Yahweh. Mostrada de diversas formas, A Presença é o deus criador do Universo DC. Seu poder é superior a todas as criaturas, e só pode ser comparado com a sua contraparte do Universo Marvel, o One-Above-All. Além de seus poderes inimagináveis, os personagens são a representação dos próprios roteiristas que passaram pelas editoras ao longo dos anos. Ou seja, mesmo com a manopla e com quaisquer outras relíquias de ambos os universos, Thanos não tem a menor chance de vitória.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Espectro

A Presença, no alto de seu poder divino, é um personagem que não interfere no ciclo dos acontecimentos do universo (mesmo quando este está á beira da destruição total). Porém, existem canais e agentes espalhados pelo multiverso que recebem diretamente seu poder e vontade. Um deles é o Espectro, a encarnação da própria ira do Deus da DC Comics, que existe para vingar e castigar os indivíduos criminosos.

Sendo um espírito, o Espectro precisa de um hospedeiro para poder agir, e seu poder teve muitos reajustes ao longo dos anos. Porém, mesmo em suas versões mais fracas, o Espectro se mostrou um ser de formidável poder, podendo utilizar de todos os poderes divinos da A Presença, aumentar de tamanho há proporções de sistemas solares inteiros e possuir a imortalidade. A única fraqueza do Espectro é não possuir poder contra seres que não tenham arrependimentos por seus pecados e crimes, coisa que o próprio Thanos (no cinema e nos quadrinhos) já provou ter de sobra.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dr. Manhattan

Um acidente nuclear transformou Jonathan Osterman no ser mais poderoso do universo de Watchmen, o Doutor Manhattan. Adquirindo poderes que (dependendo da sua opinião pós-leitura da série) beiram ou extrapolam o divino, com poderes quase totais e ilimitados, Doutor Manhattan acabou se tornando um ser imortal, invulnerável, e com pleno controle sobre a energia e a matéria, rivalizando facilmente com a Manopla do Infinito de Thanos. Os personagens travariam uma batalha onde quem conseguisse estalar os dedos primeiro venceria.

Ainda é difícil saber exatamente até onde chegan os poderes “oni” do Doutor Manhattan, já que o universo de Watchmen possui uma lógica muito particular. Porém, logo poderemos ter mais informações com a saga Doomsday Clock e com o tão esperado confronto entre Manhattan e o Superman.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Monitor

13 bilhões de anos atrás o multiverso nascia e, junto com ele, surgia o Monitor, a incorporação viva de todos os universos positivos. Apesar de não se saber muito sobre extensão de seus vastos poderes cósmicos, o Monitor é um dos seres mais poderosos já vistos nos quadrinhos, e sua força depende diretamente da quantidade de matéria positiva no multiverso. Mesmo pelo pouco já conhecido, é muito claro: Thanos não teria como vencer um embate com o Monitor (desde que a quantidade de multiversos positivos não tiver sido afetada).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Anti-Monitor

O outro ser criado no nascimento do multiverso, o Anti-monitor é o ser que destrói e absorve a matéria do multiverso. Ou seja, dentro de si, o vilão possui o poder de milhares de universos e que lhe dão imortalidade, invulnerabilidade, energia ilimitada, manipulação da realidade e vastos poderes cósmicos. E se não fosse suficiente, ele ainda conta com sua armadura especial feita com tecnologia qwadiana, que amplifica seus poderes. Nenhum outro vilão da DC Comics conseguiu matar tantos heróis e vilões. Foi o gigante poder do Anti-Monitor e os esforços em para-lo que iniciaram a Crise das Infinitas Terras. Thanos precisaria utilizar com muita sabedoria os poderes das Jóias do Infinito para ter uma ínfima chance contra o Anti-Monitor.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Batman

É claro que ele não poderia estar de fora da lista. Batman é o homem mais letal da Terra, e não há um inimigo que ele não possa derrotar (seja com ou sem preparo). Seus famosos planos de contenção o possibilitam enfrentar até mesmo inimigos de poderes infinitos.

Porém, se mesmo assim você acreditar que não seja o suficiente para enfrentar Thanos, podemos escolher outras versões do personagem que assegurariam essa vitória.

Para uma luta mão a mão com um usuário da Jóia do Poder, Batman poderia usar alguma de suas armaduras mais poderosas como a Hellbat, construída com a ajuda de todos os membros da Liga da Justiça e que fez frente até mesmo contra Darkseid, ou a Insider Suit, que pode imitar algumas habilidades dos membros da Liga da Justiça.

Podemos também recorrer a histórias onde Bruce conseguiu o poder de outros personagens do Universo DC, como nas vezes onde se tornou um Lanterna Verde, Amarelo ou Branco, ou quando obteve temporariamente os poderes do Superman após uma luta com a Banshee Prateada na história Super/Bat.

Caso precise de poderes divinos, podemos recorrer á versão Bat-God do arco de histórias Trinity, de 2008, ou de uma saga mais recente, Darkseid War. Nesta última, após sentar na Cadeira de Moebius, Bruce obtém o poder do Deus do Conhecimento. E se um Batman-Deus e com todo o conhecimento do universo não for capaz de vencer Thanos, então ninguém pode.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Coringa

E claro, se assumimos que Batman consegue derrotar Thanos, o Coringa também pode. Apesar de muitas vezes não parecer, o Coringa também pode se preparar para vencer qualquer inimigo. (mesmo que seu conceito de vitória seja nebuloso e envolva, por exemplo, sua própria morte). O personagem já conseguiu enganar Mr. Mxyzptlk e roubar seu poder sobre a realidade, se tornando o Imperador Coringa. Entre seus “feitos” estão o de comer toda a população da China com hashis e o de distorcer completamente a realidade e a história dos heróis e vilões da DC. Podemos imaginar o caos que seria causado nos universos Marvel e DC se o Coringa conseguisse, de alguma forma, utilizar o poder da Manopla do Infinito. Ou mesmo se o vilão desse novas idéias de uso do artefato pra Thanos depois de uma conversa. Thanos pode ser o Titã Louco, mas não é nada perto da super sanidade do Coringa.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Superman

Superman é o primeiro herói a vir com um SUPER na frente. O personagem estabeleceu um nível de poder que até hoje, mesmo depois de 80 anos de sua criação, nunca foi superado. Os poderes dados pela radiação do sol amarelo já garantem ao personagem o posto de personagem mais forte dos quadrinhos e já o tornam um adversário de peso para Thanos.

Mas mesmo a força bruta e habilidades do Superman poderiam não ser páreas para as jóias da Realidade, Tempo e Mente. Porém, outras versões do herói venceriam o Titã Louco facilmente. O poder absurdo do Superman Pré-Crise, o conhecimento mágico do Supermago da Terra 33, versões do herói que utilizam anéis dos Lanternas ou a versão Deus do arco Trinity de 2008, já citado anteriormente, seriam suficientes para enfrentar a Manopla do Infinito completa.

E não para por aí. Podemos ainda recorrer ao Superboy Prime, que é tão poderoso que pode quebrar realidades com um soco, e ao Superman Prime One Million, que possui poder e conhecimentos de diversos povos do universo, dos duendes da quinta dimensão e da própria Fonte.

Mesmo se você não estiver convencido de que alguma dessas versões podem derrotar Thanos ainda temos o Superman Armadura Cósmica, um Superman criado pelos monitores e composto de puro pensamento. Feito para ser a defesa suprema contra qualquer tipo de ameaça, esse Superman pode se adaptar instantaneamente contra qualquer inimigo, copiando seus poderes, além de possuir invulnerabilidade, manipulação dimensional e poderes divinos. E claro, todos os poderes do Superman. Não é só um dos seres mais poderosos da DC Comics, mas de toda a cultura pop.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Duendes da Quinta Dimensão

Na quinta dimensão, completamente invisível para habitantes da terceira dimensão como nós, vive uma sociedade de duendes com tecnologia avançada e que possuem controle completo sobre a realidade. Todo o multiverso pode ser alterado conforme sua vontade e pensamentos. São seres poderosos e de poder ilimitado, que poderiam comer Joias da Realidade misturadas no cereal do café da manhã, se quisessem. A sorte dos heróis da DC Comics é que os duendes da quinta dimensão, como o Mr. Mxyzptlk e o Bat-Mite, não são criaturas malignas e tem natureza brincalhona.

Porém, na saga Coringa Imperador vimos um pouco do que esses poderes poderiam causar se estivessem nas mãos de alguém mais (ou menos?) consciente. Thanos dificilmente poderia fazer algo contra um duende da quinta dimensão, que possui um poder muito maior do que a da Joia da Realidade e ainda tem mais experiência e imaginação para usá-lo. O Titã teria que torcer para que seu adversário não levasse a luta a sério. Ou precisaria apelar para a tolice e ingenuidade, típica dos duendes, para engana-lo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Imperiex

Um dos seres mais antigos e poderosos da DC Comics, Imperiex vaga pelos tempos destruindo universos e recriando-os de seus restos, na busca por criar um mundo novo e perfeito. Imperiex possui em si o poder do próprio Big Bang, e com apenas um golpe pode destruir seres virtualmente indestrutíveis como o Doomsday. Imperiex só pôde ser destruído sendo enviado bilhões de anos no passado, ao momento do Big Bang original. Uma luta entre Imperiex e Thanos resultaria na destruição de ambos e de toda a existência, certamente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Doutor Mistério

Na longínqua década de 90, uma época onde as coisam eram mais simples, DC Comics e Marvel criaram a fictícia Amalgam Comics. Nas 24 edições, sendo 12 para cada uma das editoras, conhecemos o caos gerado pela fusão dos universos DC e Marvel, que gerou o Universo Amálgama. Se trata de um mundo onde os diversos heróis e vilões acabaram se fundindo, criando versões únicas e mescladas dos personagens. E, entre todos os personagens do universo Amálgama, o mais poderoso é o Dr. StrangeFate, ou Doutor Mistério.

Sendo o resultado da mistura entre Senhor Destino, Doutor Estranho e Charles Xavier, o Doutor Mistério é um poderoso telepata especialista em magia dos Universos Marvel e DC Comics. Além de possuir todos os poderes já mostrados pelos três personagens e pelas Jóias do Infinito, o Doutor Mistério ainda consegue banir e invocar criaturas de outras dimensões, roubar o poder de outras entidades divinas, ser onisciente e imortal.

Tudo bem que estamos falando de lutas um a um, mas mesmo se Doutor Mistério não pudesse enfrentar Thanos ele ainda poderia pedir ajuda aos seus agentes de confiança: Skulk (a fusão do Hulk com Solomon Grundy), Jade Nova (fusão do Lanterna Verde, da Jade e do Nova) e White Witch (fusão da Zatanna com a Feiticeira Escarlate). Quais as probabilidades de vencer todo esse poder mágico com apenas 6 pequenas Jóias do Infinito?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Lúcifer Morningstar

O arcanjo Samael, mais conhecido como Lúcifer Morningstar, é o próprio Rei do Inferno. Em diversas versões o poder de Lúcifer e de seu irmão Michael Demiurgos é retratado como uma das maiores potências do Universo DC, ficando abaixo apenas da A Presença. O único poder que Lúcifer não possuí é o de criar matéria do nada. Ainda assim, todas suas habilidades e astúcia (principalmente) seriam mais do que suficientes para subjugar Thanos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Michael Demiurgos

O outro filho de Yahweh, Michael Demiurgos possui poderes celestiais ilimitados aliados á um espírito guerreiro implacável. Criou junto de Lúcifer todo o multiverso. Apesar de não possuir todo o charme e ar virtuoso de seu irmão, Michael possui o poder demiúrgico, o poder da criação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Barbatos

O Deus Morcego do Multiverso Sombrio, Dragão da Forja e Verdadeiro Pai de Batman. Barbatos é o demônio nascido no início da criação do multiverso, lorde supremo das hordas de pesadelos e abominações nascidas no multiverso sombrio, um mundo feito de erros e arrependimentos do multiverso DC Comics. Com domínio sobre o poder das trevas destes universos, Barbatos possuí domínio sobre habilidades que não podem ser compreendidas ou combatidas por meios conhecidos por criaturas que não pertencem ao Multiverso Sombrio. Além de conhecer as piores criaturas existentes e recrutá-las para seu exército, Barbatos ainda pode infectar habitantes do multiverso positivo com matéria negra e convertê-los. Com poderes telepáticos e controle sobre a realidade, Barbatos jogaria Thanos em um mundo de terror indescritível. E, se estamos trabalhando com a possibilidade de que Thanos conseguiria adentrar o Universo DC, com certeza haveria uma versão de Thanos no Multiverso Sombrio, pronto pra servir Barbatos. Talvez até uma espécie de Bathanos, uma fusão do Batman com o Thanos. Chega a ser quase mais assustador do que o Batman Que Ri.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Trigon

Com poderes demoníacos inimagináveis, que envolvem imortalidade, alteração da realidade e controle dimensional total, Trigon é o ditador cruel de planetas e devorador de almas do Universo DC. Seu poder é abismal. Controlando exércitos e potestades, Trigon é um inimigo terrível e mortal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Amazo

Os poderes de Amazo diferem muito dependendo de sua versão, por isso ficaremos com a apresentada na animação Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites.

Andróide criado pelo Dr Ivo, Amazo usa suas “células de absorção” para duplicar os poderes e habilidades de qualquer ser apenas com um olhar. E seu poder não se limita apenas a seres vivos, visto que pode replicar objetos, como o anel dos Lanternas ou o laço mágico da Mulher-Maravilha, ou mesmo copiar as propriedades de corpos celestes, como sóis e estrelas. Após descobrir que estava sendo manipulado por Luthor para destruir a Liga da Justiça, Amazo iniciou uma jornada de auto-conhecimento pela galáxia, acumulando habilidades, poderes e experiências. Amazo derrotou facilmente uma tropa inteira de Lanternas Verdes, pode viajar no tempo e mostrou que pode controlar dimensões e realidades a nível subatômicos e quânticos. O personagem possui apenas uma fraqueza conhecida, que é o fato de seus poderes não funcionarem corretamente em lordes do caos.

A versão de Liga da Justiça Sem Limites é tão absurda em nível de poder que poderia enfrentar Thanos com a Manopla do Infinito frente a frente, e pelo indicado no desenho, até copiar todas as jóias que estiverem nela.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Vingador Fantasma

Um dos personagens mais misteriosos da DC Comics. Muitas são as possíveis identidades e origens do Vingador Fantasma (Phantom Stranger, no original), a única certeza que se tem é que o personagem possui uma forte conexão com A Presença e com os universos. Possuindo todos os poderes cósmicos e fenomenais que A Presença já forneceu a outros seres, o Vingador Fantasma ainda possui onisciência. A única limitação do Vingador Fantasma é sua incapacidade de intervir diretamente na ordem natural das coisas. Caso imaginemos um cenário onde estaria livre para lutar com Thanos, ou mesmo guiar outros heróis para fazê-lo, a vitória seria do Vingador Fantasma.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Krona

Krona é um dos imortais mais poderosos do Universo DC. Na ânsia de obter todo o conhecimento do mundo e descobrir a origem do Universo, Krona constrói uma máquina do tempo e volta para o momento da criação do tudo. As consequências de seu ato arrogante foram o surgimento de todo o mal do mundo DC e de criaturas abomináveis, como o Anti-Monitor. Transformada em uma massa disforme e condenada a vagar pelo infinito do universo, Krona acaba recuperando seu poder e se envolvendo em diversas batalhas, como a que originou o encontro da Liga da Justiça e dos Vingadores. Nesta em especial, Krona luta com diversos seres de ambas editoras e vence com facilidade Galactus. Após isso, Krona ainda inicia os eventos de A Noite Mais Densa, capturando todas as entidades do espectro emocional, se apossando de seu poder e corrompendo-o, criando um exército pessoal de Lanternas. O poder extremo mostrado por Krona tem uma enorme fraqueza, e é a mesma de Thanos: sua arrogância e ganância. Seria uma batalha mortal onde, quem se achasse vencedor, perderia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Wonder Wabbit – Lebre-Maravilha

A lógica é bem simples: se Thanos pode ser derrotado pela Garota-Esquilo, então com certeza ele pode ser derrotado por uma lebre que tem os poderes da Mulher-Maravilha! Natural da Terra-C-Minus, uma Terra habitada por animais, a Wonder Wabbit é uma animalzon (animal + amazon) e membro da JLA, Just’a Lotta Animals, a Liga da Justiça deste universo. Com seu jato invisível, a Lebre-Maravilha luta contra o crime e é um símbolo da paz. Brincadeiras á parte, a Mulher-Maravilha em suas versões mais comuns não venceria Thanos se tivesse que contar apenas com a força bruta. Porém, a Mulher-Maravilha Deusa do arco Trinity ou a Mulher-Maravilha Deusa da Guerra teria as ferramentas necessárias para derrotar o Titã Louco. A Mulher Maravilha também poderia usar uma de suas armas mais conhecidas: o laço da verdade. Se conseguisse prender Thanos poderia extrair dele a verdade absoluta, a mesma que Adam Warlock joga na cara do vilão na saga Desafio Infinito: a de que Thanos não se julga merecedor do poder, e não vê sentido em sua busca. Como um bom símbolo da paz, Diana venceria apenas com o diálogo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Perpétuos

Os Perpétuos, ou Sem Fim, são a personificação de diversos aspectos do universo. Os sete irmãos Destino, Morte, Sonho, Delírio, Desespero, Desejo e Destruição possuem poderes divinais, dignos das deidades que são. Se Thanos resolvesse enfrentar qualquer um dos Perpétuos e suas habilidades únicas, nem mesmo a Manopla do Infinito lhe garantiria a vitória. O Titã perderia facilmente. Ou, quem sabe, desistiria da luta e convidasse a Morte para um jantar. Talvez no Universo DC ele tenha um pouco mais de sorte no amor.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Flash Deus da Morte

Os velocistas do Universo DC são tão rápidos que podem escapar da própria entidade Morte. Por causa disso, ela se viu obrigada a criar o Flash Negro, a representação da morte para todos os velocistas. Além de possuir todos os poderes e possibilidades que a força de aceleração dá, o Flash Negro ainda é imortal, pode se fundir com outros seres e possui uma foice que mata instantaneamente todos em que encosta. Thanos teria grande dificuldade para enfrentar um velocista que usa a força de aceleração, poder que ele jamais viu antes no Universo Marvel, e ainda por cima o mais letal de todos eles.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Darkseid

Claro que o comandante supremo de Apokolips não poderia ficar de fora desta lista. A batalha entre Thanos e Darkseid é discutida há anos pelos leitores de quadrinhos. Com aparência, temperamento e poderes semelhantes, Darkseid parece levar uma pequena vantagem em um combate à mãos nuas. Porém, se imaginarnos um conflito envolvendo a Manopla do Infinito frente a Equação Anti-Vida, o resultado já se torna mais duvidoso. Enquanto que as Jóias do Infinito dão poderes ilimitados ao seu portador, a Equação Anti-Vida controla os pensamentos e emoções de todos os seres do universo. Sem dúvidas uma batalha grandiosa, da qual nunca saberemos o resultado. Quem sabe um dia poderemos ter mais um crossover entre DC e Marvel (talvez até nos cinemas) e poderemos finamente assistir o embate entre os vilões. Ou melhor ainda, uma parceria dos conquistadores para dominar e subjugar os Universos DC e Marvel. Só nos resta esperar por esse milagre que só a Joia da Realidade – ou um bom acordo empresarial – pode realizar.

 

E aí? Conhece algum personagem que merecia estar nesta lista? Deixe aqui nos comentários!

Sou daqueles que saía correndo na saída da escola pra almoçar assistindo Liga da Justiça. Daqueles que juntava o troco do pão pra comprar gibi no sebo. Feliz de viver na melhor época pra ser nerd. Sem editorismo, amai-vos uns aos outros! A alvorada dos heróis ainda vai durar por muitos anos! Que Snydeus seja louvado e que Stan Lee viva pra sempre!

Rodolfo Chagas

Sou daqueles que saía correndo na saída da escola pra almoçar assistindo Liga da Justiça. Daqueles que juntava o troco do pão pra comprar gibi no sebo. Feliz de viver na melhor época pra ser nerd. Sem editorismo, amai-vos uns aos outros! A alvorada dos heróis ainda vai durar por muitos anos! Que Snydeus seja louvado e que Stan Lee viva pra sempre!