DC Filmes | Afinal, Dick Grayson está morto ou não?

Você já deve ter visto que desde ontem vários sites comentaram uma resposta do diretor Zack Snyder dada a um fã a respeito do Robin morto no universo cinematográfico da DC. Não sabia? Calma.

Lembre que em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, precisamente na Bat-caverna, Bruce Wayne olha para o traje de Robin queimado e pichado “Ha Ha Ha! A piada é você, Batman”. Qualquer “quadrinheiro’ de longa data sabe que a cena é uma referência ao Jason Todd, que nos quadrinhos foi morto pelo Coringa. Até aí, tudo normal visto que Batman vs Superman nos apresenta um Homem-Morcego mais abatido (ele já estava atuando há 20 anos em Gotham) e depressivo, provavelmente, traumatizado pela perda do Robin. Vinte anos já seria tempo suficiente para os Robins terem tido sua trajetória nesse universo cinematográfico. Mas essa história não acabou por aí.

Morte de Jason Todd nos quadrinhos.

Há alguns meses atrás, Snyder foi questionado por um fã se a identidade do Robin morto era Jason Todd. O diretor respondeu com outra pergunta: “O que te faz pensar que é o Jason Todd?

Chegamos então ao que estava sendo noticiado desde ontem. Questionado por outro fã, a respeito de uma cena deletada de Esquadrão Suicida, onde o Batman dizia “Coringa levou algo importante de mim, agora eu vou tirar alguma coisa dele” se o “algo importante” era Jason Todd. Snyder respondeu que a identidade do Robin morto era Richard [Grayson], o primeiro Robin, que nos quadrinhos se torna o Asa Noturna.

Evidentemente que essa resposta dividiu opiniões. Alguns gostaram e outros odiaram a ideia de Dick Grayson estar morto no universo cinematográfico da DC. Ainda no dia de ontem, Snyder chegou a comentar que estava em seus planos introduzir Carrie Kelley nos cinemas como Robin. A personagem surgiu na graphic novel “O Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller. Segundo o próprio diretor, a personagem seria introduzida como um dos efeitos de “Ponto de Ignição”: Kelley seria a nova Robin e Grayson continuaria morto.

Carrie Kelley

Porém com a má recepção de seus filmes, Zack Snyder foi afastado da DC no cinema. É evidente perceber o peso de sua mão no caminho que os filmes estavam tomando. Desde a desconstrução do Superman em “O Homem de Aço” até a confusão dos bastidores de “Liga da Justiça”, o diretor mostrava que seus planos era levar os personagens da DC para caminhos um tanto quanto distantes e sombrios daquilo que o público esperava ver. Isso não quer dizer que seja ruim, mas acabou sendo.

O detalhe é que nem Batman vs Superman e nem Esquadrão Suicida, em suas versões finais, revelam a identidade do Robin morto, deixando em aberto a possibilidade de qual identidade irá preencher esse óbito. Um filme do Asa Noturna foi anunciado durante esse tempo e o diretor do filme,  Chris McKay, diz que o projeto “vai muito bem, obrigado”. Ponto de Ignição, que chegou a ser anunciado como o filme do Flash, já foi descartado pela Warner. Inclusive o ator Jeffrey Dean Morgan, que interpretou Thomas Wayne em BvS, disse que o filme “não estava mais indo nessa direção e que seria mais uma história de origem do Flash”.

Com a saída de Snyder do controle criativo da DC Filmes, com os anúncios feitos posteriormente e com uma  retomada do projeto cinematográfico pela Warner, podemos perceber que a única coisa que morreu nisso tudo foram os planos do diretor. Para a alegria dos fãs de Dick Grayson.

Protegido pela identidade secreta de Luiz Alexandre de Andrade, o Professor DCnauta é historiador e também professor de história. Inspirado pelo Superman, buscando o preparo do Batman e espelhado na determinação da Mulher-Maravilha, o Professor DCnauta se junta ao time do Terraverso na busca de um mundo melhor (e sem rumores).

Professor DCnauta

Protegido pela identidade secreta de Luiz Alexandre de Andrade, o Professor DCnauta é historiador e também professor de história. Inspirado pelo Superman, buscando o preparo do Batman e espelhado na determinação da Mulher-Maravilha, o Professor DCnauta se junta ao time do Terraverso na busca de um mundo melhor (e sem rumores).

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.