Batman vs Superman | Equipe do filme não entende críticas a cena “Salve Martha”

Já se passaram dois anos desde que Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi lançado, e ainda continua sendo a assunto de debate no mundo nerd, especialmente para os fãs de DC Comics, por tantas referências utilizadas pelo diretor Zack Snyder. E a cena “Salve Martha” sempre foi uma referência, ou para criticar o diretor ou para elogia-lo por sua genialidade.

O coordenador de dublês da produção, Damon Caro revelou em uma recente entrevista sua opinião a respeito da cena:

“Não houve nenhuma conversa sobre ‘ah, as pessoas terão um problema com isso, ou não entenderão, ou acharão que é bobo’,” comentou o coordenador. E ele continuou dizendo “Era – e ainda é engraçado, Zack (Snyder) e eu tivemos uma conversa sobre isso, eu não sei, há um mês, provavelmente. Isso surgiu e eu disse, ‘Eu nunca entendi’ e eu não escuto muito os haters, mas eu vi um pouco das conversas, mas eu não entendo o quão divisivo foi”.

Caro continua na entrevista explicando que a ideia de toda a cena era humanizar o Superman, e que isto era bem claro para toda a equipe de produção.

“Qual o problema em como você salienta aquele diálogo e ele é a conexão entre terem a mãe com o mesmo nome, algo que permite que você se conecte com alguém que você queria obliterar do planeta, pois você o viu como uma ameaça para a raça humana” disse Caro. E o coordenador continuou explicando “Você o viu como uma ameaça para a humanidade, então naquele momento, você percebe que ele era um órfão e a mãe dele, você o enxerga como você quando criança e você vê nele aquela luz, então aquilo te esclarece, isso faz você se desarmar e enxergar ele, não como um inimigo, mas como um aliado. Um ser companheiro que está tentando fazer a coisa certa, alcançar a justiça. Então, não, muito claro e muito, como eu disse, sempre fez sentido para mim, então eu fico perplexo com isso e eu não sei… Eu não tenho resposta para isso”.

Ainda irão se passar muitos anos e continuarão existindo debates a respeito do filme, que será eternamente um filme que se ama ou odeia. E com este comentário podemos entender o quanto a equipe de produção estava consciente do que estavam fazendo.

Fã de quadrinhos, séries, filmes e games.
Apaixonado por DC de Grant Morrison a Alan Moore, mais um privilegiado de estar no amado Terraverso. 

Ricardo dos Santos

Fã de quadrinhos, séries, filmes e games. Apaixonado por DC de Grant Morrison a Alan Moore, mais um privilegiado de estar no amado Terraverso.